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24/08/2020 07:30
Tecnologia

Use o WhatsApp para desbloquear seu auxílio emergencial

Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo Caixa Tem. Em “Liberar acesso”, virá o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa.
/ Foto: Agência Brasil

 Use o WhatsApp para desbloquear seu Auxílio emergencial. Beneficiários do auxílio emergencial que tiveram o dinheiro bloqueado e não conseguem movimentá-lo no aplicativo Caixa Tem podem enviar documentos pelo WhatsApp para ter a grana. A parcela paga pelo governo é de R$ 600, mas pode chegar a R$ 1.200 no caso de mães chefes de família.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal bloqueou cerca de 1,3 milhão de contas. A opção de desbloqueio pelo WhatsApp está disponível para aproximadamente 640 mil cidadãos com pendências referentes à documentação para ter o benefício.

Para quem está com acesso negado por indício de fraude, o que envolve mais 660 mil trabalhadores cadastrados, o desbloqueio só ocorre nas agências, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário do beneficiário.

O Agora mostra como fazer o desbloqueio. Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo Caixa Tem. Em “Liberar acesso”, virá o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa. É por lá que serão enviados os documentos necessários.

Segundo o banco estatal, será preciso enviar apenas um documento de identificação e uma selfie. Basta tirar fotos, que devem ter formados específicos, como JPEG ou PDF.

O documento de identificação pode ser o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos dois casos, a foto a ser enviada deve ser feita em um local iluminado e todos os dados devem estar legíveis, sem borrões.

BENEFÍCIO PAGO NA PANDEMIA | COMO TER OS VALORES

A Caixa bloqueou preventivamente a poupança social aberta no Caixa Tem de alguns cidadãos que recebem o auxílio emergencial

Ao todo, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas; parte delas por indícios de fraude e outra parte por falta de documentação

O que fazer

Quem não consegue acessar a grana do auxílio emergencial via Caixa Tem recebe uma mensagem; há duas diferentes

Para saber qual é a falha, o cidadão precisa entrar no aplicativo e fazer a consulta ao benefício

1 – SE O BLOQUEIO FOR POR SUSPEITA DE FRAUDE

Ao acessar o Caixa Tem, aparecerá a seguinte informação: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com seu calendário de recebimento”

2 – SE O BLOQUEIO FOR POR DOCUMENTOS PENDENTES

Ao acessar o Caixa Tem, em “Liberar acesso”, aparecerá a seguinte informação: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”

COMO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO QUE FALTA

-O beneficiário deve estar logado no Caixa Tem
-Após receber a primeira mensagem, de que deve enviar os documentos pelo WhatsApp, virá outra, com a seguinte informação: “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”
-É preciso seguir esta indicação, enviando a palavra cadastro
-Será aberto o WhatsApp por onde os documentos devem ser enviados; o usuário deve se certificar de que está no número 0800-7260104 ((((COLOCAR TELA))))
-O programa informa ainda que precisa de um documento de identificação e de uma selfie; clique em “Iniciar”
-Na tela seguinte, virão as informações sobre como deve ser o cadastro dos documentos; vá em “Continuar”
-Escolha o documento que vai enviar, se é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e clique sobre o nome que estiver na tela RG ou CNH
-Primeiro, tire a foto de frente do documento e clique em “OK, entendi”
-Depois, acesse “Clique aqui para enviar a foto” e vá em “Continuar”
-Na próxima tela, haverá a informação sobre a necessidade de enviar o verso; clique em “Ok, entendi”
-Tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, vá em “Continuar”
-Aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram recebidos; agora, é necessário mandar uma selfie; clique em “Continuar” e, na próxima tela, em “Continuar” novamente
-Faça a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, clique em “Continuar”
-Pronto; aparecerá a mensagem de agradecimento pelo envio e com informações sobre o desbloqueio do benefício

Orientações para enviar as fotos de documentos

Tire a foto em um local bem iluminado
O documento precisa aparecer inteiro
Verifique se os dados estão legíveis
A foto deve estar em um dos seguintes formatos: png, jpeg, pdf ou tiff

Orientações para tirar a selfie

Tire a selfie em um local bem iluminado
Não use chapéu
Não use óculos
Segure o celular na altura dos olhos

Fonte: Mix Vale


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