OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,113 Arapiraca, AL 30ºC Tempo nublado
Editorias
22/03/2024 08:23
Alagoas

Período chuvoso de 2024 deve ter volumes acima da média em Alagoas

O início de 2024 em Alagoas já foi marcado por fenômenos climatológicos atípicos, como chuva de raios na capital, além do primeiro tornado registrado no estado, no dia 22 de fevereiro, em Estrela de Alagoas
/ Foto: Reprodução
Redação com G1/AL

O período chuvoso de 2024 em Alagoas começa na segunda quinzena do mês de abril, e a previsão da meteorologia é de volumes de chuva acima da média, que podem provocar desastres como deslizamentos, alagamentos e inundações.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) realizou nesta quinta-feira (21) o II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024 de Alagoas. O objetivo do evento é integrar as instituições responsáveis pela prevenção em desastres naturais e traçar um panorama do que é esperado para o período chuvoso de 2024.

O início de 2024 em Alagoas já foi marcado por fenômenos climatológicos atípicos, como chuva de raios na capital, além do primeiro tornado registrado no estado, no dia 22 de fevereiro, em Estrela de Alagoas. Este tópico foi um dos temas tratados no workshop, em uma das palestras ministradas pelo meteorologista Vinícius Pinho.

“A Semarh permanece em monitoramento constante das condições hidrometeorológicas no estado, e durante a quadra chuvosa, esses trabalhos se intensificam. Há sempre pelo menos um meteorologista da Sala de Alerta operante, 24 horas por dia, acompanhando intensidade e volume das chuvas, seus impactos sobre os corpos hídricos estaduais e também emitindo avisos e alertas para as autoridades e população, caso haja necessidade”, informou Pinho.

O dia foi marcado por palestras lideradas pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh), que atua no monitoramento das condições climáticas do Estado, e discutiu diversos temas de interesse público, como monitoramento de secas, segurança em barragens, além de mostrar o panorama sobre a evolução das condições climáticas globais e seu impacto na quadra chuvosa.

Também tiveram exposições orais nas áreas de Climatologia, Geologia e Meteorologia, por especialistas na área.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO