OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,352 Arapiraca, AL 20ºC Tempo nublado

Editorias

24/11/2020 08:09
Arapiraca
Somos todos do mesmo sangue: campanha do Hemoal destaca a importância da doação
Durante a pandemia houve queda de até 50% no número de comparecimentos ao Hemoal
A Campanha “Somos todos do mesmo sangue” irá formar uma corrente do bem em todas as regiões do Brasil / Foto: Divulgação
Laís Pita com Hemoar

 As Unidades Maceió e Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem durante essa semana a Campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação, que também será realizada nos demais hemocentros públicos do Brasil, ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro.

A iniciativa tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia da Covid-19, período onde houve queda de até 50% no número de comparecimentos ao Hemoal. Paralelamente, o hemocentro alagoano também vai conscientizar os alagoanos sobre a importância da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.

Isso porque, segundo o Ministério da Saúde (MS), 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atrás dos 5% registrados em países da Europa.

A Campanha “Somos todos do mesmo sangue” irá formar uma corrente do bem em todas as regiões do Brasil. Todos unidos em prol do gesto nobre que representa a doação de sangue, uma vez que, mesmo sendo um remédio decisivo para salvar a vida de um paciente, o sangue não se fabrica artificialmente e não pode ser comprado em farmácias.

O horário de funcionamento das unidades, durante a campanha, será o habitual: Hemoal Maceió (7h às 18h) e Hemoal Arapiraca (7h30 às 17h30). No sábado as duas unidades das 8h às 17h.

Agendamento – Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, além de adotar todas as medidas sanitárias de distanciamento social e disponibilização de álcool em gel para os voluntários, o Hemoal está agendando a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca).

Caso sejam formados grupos de até 10 pessoas, os voluntários podem solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e comparecerem ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Conforme portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem se dirigir até o Hemoal.

Onde doar - O Hemoal Maceió, situado na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche. Já o Hemoal Arapiraca está localizado no Laboratório Municipal, situado na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca