OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,073 Arapiraca, AL 29ºC Parcialmente nublado
Editorias
14/09/2023 08:17
Política

Após viagem, Paulo Dantas anuncia parcerias com chineses

Ele informou que está praticamente consolidado um acordo de cooperação com a gigante Huawei
/ Foto: Pei Fon /Agência Alagoas
Redação com Gazetaweb

O governador Paulo Dantas (MDB) fez um balanço positivo da viagem à China, durante entrevista coletiva, na manhã dessa quarta-feira (13), e anunciou que aguarda um pacote de investimentos no Estado e consolidar parcerias que garantam melhorias nas áreas de mobilidade, tecnologia e agricultura familiar. Muito à vontade, ele informou que está praticamente consolidado um acordo de cooperação com a gigante Huawei.

A proposta é utilizar um data center para armazenar, com segurança, as informações do governo a partir de ferramentas de inovação disponibilizadas pela multinacional. Além disso, deve criar um programa de intercâmbio de servidores e estudantes universitários de Alagoas com uma instituição de ensino na China, responsável por 80% do processo de expansão da infraestrutura do país asiático.

“Vamos enviar profissionais e alunos do Estado para estudar na China, adquirirem conhecimento técnico e voltar para cá com ideias inovadoras”, prometeu o governador.

Perguntado sobre a reunião com Dilma Rousseff, presidente do banco do BRICS (grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico), Paulo revelou que saiu animado com a possibilidade de investimentos no Estado. Ele garantiu que vai elaborar projetos na área de mobilidade (a pedido da própria presidente) para melhorar o desenvolvimento da Grande Maceió.

“A presidente Dilma também nos pediu projetos que contemplem a agricultura familiar, assim como ciência, tecnologia e inovação. Ela garantiu que tem dinheiro, mas que os projetos são necessários para a liberação. Já avançamos aqui na área de saneamento, com as concessões, nas rodovias e, agora, precisamos dar um salto na mobilidade para que o setor de turismo se estruture. Os projetos de mobilidade são a nossa prioridade”, avisou.

O governador acrescentou, ainda, que esteve na cidade chinesa onde está instalada a matriz da empresa ZTT Cable, que atua no mercado de comunicação de fibra óptica e tem uma filial em Marechal Deodoro. Os empresários de lá prometeram triplicar os investimentos em Alagoas nos próximos anos.

Em tom afirmativo, Paulo informou que também esteve no Fórum Internacional da China e tratou com investidores os potenciais econômicos de Alagoas. Um dos assuntos abordados foi a obra de triplicação da Ponte Divaldo Suruagy até o município da Barra de São Miguel, no Litoral Sul.

“Já recebemos a sinalização de vários empresários chineses, que perceberam o nível de confiabilidade de Alagoas, e querem nos fazer uma visita. Eles também buscam uma interlocução com o governo federal para fazer a integração econômica”, revelou.

Ele assinalou que representantes de uma fábrica de carros elétricos querem estar em Alagoas para conferir o cenário local. Apesar destas possibilidades, o governador afirmou que não teria como precisar o montante a ser investido pelos chineses aqui no Estado, mas adiantou que confia em um volume grande de recursos nos próximos anos, além da atração de novas empresas.

Paulo Dantas se reuniu com o cônsul do Brasil em Xangai, Augusto Pestanha, e declarou que Alagoas vive o seu melhor momento para a atração de grandes indústrias. Ele apresentou números da economia alagoana e fez um paralelo entre o cenário do passado e o atual, depois dos avanços conquistados nos últimos anos.

Ele também debateu com o cônsul quais as maiores e as melhores estratégias de promoção de Alagoas no país asiático, inclusive com a proposta de uma feira comercial de porte internacional.

O cônsul Augusto Pestanha demonstrou alegria com a iniciativa alagoana, considerando que a visita foi uma atitude de quem pensa grande, por ser a China o maior parceiro comercial do Brasil, abrindo portas para negociar mais relações comerciais e também ampliação do turismo.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política
KTO
KTO