OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Editorias
18/02/2024 07:56
Política

Lewandowski vai a Mossoró neste domingo para operação de captura de fugitivos de presídio federal

Segundo o Ministério da Justiça, na viagem, Lewandowski deverá se reunir com responsáveis pelas equipes da operação
/ Foto: Reprodução
Redação com G1

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, embarcará neste domingo (18) para Mossoró (Rio Grande do Norte) a fim de acompanhar as investigações da fuga de dois detentos da penitenciária federal de segurança máxima do estado. A informação foi divulgada pela pasta neste sábado (17).

A fuga aconteceu na última quarta (14) e foi a primeira registrada desde a fundação do sistema penitenciário federal, em 2006. As buscas por Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça — ligados à facção criminosa Comando Vermelho — entraram no quarto dia neste sábado.

Mais de 300 agentes de segurança de forças estaduais e federais têm atuado na operação, que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio.

Segundo o Ministério da Justiça, na viagem, Lewandowski deverá se reunir com responsáveis pelas equipes da operação.

O ministro da Justiça será acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, também deverá acompanhar as agendas.

 

Na última quinta (15), em entrevista à imprensa, o ministro afirmou que a recaptura dos criminosos era uma prioridade da pasta. Ricardo Lewandowski classificou a fuga como um “episódio fortuito” e disse que o ministério trabalharia para apurar eventual falha administrativa ou omissão.

Segundo Lewandowski, uma série de medidas foram tomadas desde a fuga na Penitenciária Federal de Mossoró. Além da troca da direção do presídio, estão nesta lista:

Revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais
Acionamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para monitoramento das rodovias em busca dos fugitivos
Determinação para que a Polícia Federal inclua os nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol. Também ordenou a inclusão dos nomes no Sistema de Proteção de Fronteiras. O objetivo é que as buscas possam ser feitas também pela comunidade policial internacional
Atuação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado, que unem as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborar com a busca pelos presos
Abertura de investigações por parte da Polícia Federal. Envio de uma equipe de peritos da corporação ao local, para apurar responsabilidades e atuar na recaptura dos dois fugitivos
Ida do secretário André Garcia a Mossoró. Ele estará acompanhado de uma equipe de seis servidores. O objetivo é investigar no local as causas da fuga e avaliar quais ações administrativas podem ser tomadas

“Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema”, declarou.
 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política
KTO
KTO