OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Editorias
10/05/2023 18:29
Política

Sessões da ALE têm novo horário e começam às 16 horas de 2ª a 6ª

O novo ato da mesa diretora foi publicado no Diário Oficial do Estado
Pela sugestão, poderão concorrer às cotas os candidatos que se autodeclararem negros, índios e quilombolas no ato da inscrição / Foto: Reprodução
Redação com GazetaWeb

Em seis meses, a maioria dos 27 deputados estaduais muda o horário das sessões legislativas. A partir de hoje (10) as sessões plenárias da Assembleia começam às 16 horas com término previsto para as 19h A sessão de hoje contou com 19 deputados presentes.

No final da legislatura passada as sessões iniciavam às 9 horas. Atendendo a solicitação da maioria dos parlamentares, a mesa diretora mudou o funcionário do legislativo para às 14 horas.

Apesar do terceiro pedido de mudança ter sido feito pela maioria dos parlamentares, o novo horário desagradou assessores comissionados e efetivos da casa.

Os deputados com bases eleitorais também demonstraram descontentamento, principalmente aqueles que costumam se deslocar para suas bases.

Agora, alguns preferem evitar se deslocar em longas viagens noturnas. Porém, não houve crítica formalizada e a maioria preferiu avaliar o desenrolar das sessões para ver o rendimento.

O novo ato da mesa diretora foi publicado no Diário Oficial do Estado, onde está explicitado que o requerimento é da maioria dos 27 deputados.

As sessões especiais, solenes e audiências públicas também está de novo horário de funcionamento no plenário. Elas começam às 14 horas e terminam às 17 horas.

As sessões legislativas que aconteciam de terça a quinta-feira, agora passam a acontecer de segunda a sexta-feira.

Matérias

Entre os requerimentos, projetos e indicações que foram votadas ontem, duas matérias chamaram a atenção: o projeto de resolução que institui a comenda Marta Vieira da Silva, também chamado de Comenda Rainha Marta, destinado para atletas femininas que se destacam nas diversas modalidades; e a Comenda do Mérito Musical Djavan, para músicos que se destacam no cenário artístico e cultural.

Os dois projetos são do deputado Delegado Leonan (UB).Os projetos foram aprovados em primeira votação. Faltam ser votados em segundo turno. Porém, já tem apoio da maioria dos 27 parlamentares.

No cenário político, o destaque ficou por conta das cobranças feitas pelo deputado Cabo Bebeto (PL). Ele aproveitou para cobrar salários atrasados de servidores da Saúde. A

cobrança foi feita um dia depois do deputado Ronaldo Medeiros (PT) ter feito discurso afirmando que as contas da Saúde estão em dia.

“Se as contas estão em dia, então pague os salários atrasados dos servidores terceirizados”, expôs Cabo Bebeto.

O líder do governo na ALE, deputado Silvio Camelo (PV), reafirmou que todos os dias a pasta da Saúde recebe contas a pagar e mantém o calendário de pagamentos.

“Quero adiantar ao deputado Cabo Bebeto que a Sesau pagou a primeira parte dos atrasados dos servidores e agendou o pagamento do restante dos atrasados”.

Em tom de ironia, parabenizou o colega do bloco dos independentes por cumprir o papel de fiscalizar o Executivo Estadual.

O deputado Ronaldo Medeiros também defendeu a Saúde e fez cobranças ao deputado. Recomendou ainda que ele fiscalize supostas irregularidades na Saúde e Educação da prefeitura de Maceió. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política
KTO
KTO