OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,432 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
25/04/2024 07:53
Ciência

Arapiraca tem trabalho aprovado no maior congresso de estresse da América Latina

Obra foi produzida por fonoaudióloga e psicóloga do Cerest e tem como foco a saúde mental e vocal de professores da rede municipal
/ Foto: Reprodução
Redação com Assessoria

Investir em profissionais qualificados é um dos pontos mais importantes de se investir em saúde e este é um grande diferencial da gestão do prefeito Luciano Barbosa. Na última semana, em 18/04, Arapiraca recebeu uma nova conquista que comprova: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) teve seu trabalho aprovado para apresentação no 24° Congresso de Stress da International Stress Management Association (ISMA).

O trabalho, produzido pela fonoaudióloga Luana Amorim e a psicóloga Marcella Santos, trata-se de um projeto de pesquisa e intervenção com foco na saúde mental e vocal dos professores da rede municipal de ensino. O projeto foi aprovado pela comissão científica e concorre na categoria Serviço Público Empresarial.

Segundo dados da ISMA, o estresse profissional é um problema de saúde pública no Brasil, afetando cerca de 72% dos trabalhadores brasileiros e frequentemente causando adoecimento. Além disso, cerca de 32% estão sofrendo de síndrome de burnout, distúrbio emocional que tem como sintomas principais exaustão extrema, estresse e esgotamento físico causadas pelo trabalho desgastante.

A aprovação internacional do trabalho não poderia ter vindo em momento mais oportuno, visto que o Cerest, em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, atualmente realiza uma campanha de promoção à saúde vocal junto aos discentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Segundo a fonoaudióloga, a classe de professores sofre com uma demanda vocal excessiva, que pode levar ao desenvolvimento de disfonia vocal relacionada ao trabalho (DVRT), causando afastamentos e absenteísmo no trabalho.

Todas as conquistas são méritos do excelente trabalho de conscientização e intervenção, tanto de saúde vocal quanto mental, executado pela equipe do Cerest durante todo o ano.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência