OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,403 Arapiraca, AL 21ºC Parcialmente nublado
Notícias
12/05/2024 08:27
Ciência

Inaugurado novo projetor digital no Planetário de Arapiraca

Equipamento possui modernos softwares para visualização de planetas e outros corpos celestes
/ Foto: Davi Salsa/Ascom Arapiraca
Redação com Assessoria

Inaugurado no ano de 2012, pelo prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca recebeu, nesta sexta-feira (10), um moderno kit de projeção em 4K e uma nova cúpula digital.


Os equipamentos chegaram dos Estados Unidos juntamente com dois modernos aplicativos: o Stellarium e o Star Chart para visualização do céu com planetas, estrelas e galáxias, entre outros corpos celestes.


O conjunto inclui um projetor de 10 mil lumens e uma nova ferramenta essencial, o software denominado SpaceCrafter, ideal para simulações de céu em 360 graus, sendo especialmente vantajoso para um planetário.

O software oferece uma ampla gama de informações sobre o céu noturno, fenômenos astronômicos na Terra e no espaço, abrangendo todos os aspectos da astronomia e áreas correlatas.

Com o novo software, uma variedade de possibilidades se abre, desde a exibição do modelo 3D da Estação Espacial Internacional (ISS) até a representação de satélites artificiais, e o planeta Saturno visto da superfície, figuras zodiacais, partículas nos anéis de Saturno, vídeos transparentes, visualizações do céu em diferentes comprimentos de onda, helix volumétrico 3D, sobrevoos da superfície de Marte, modelo volumétrico da galáxia e uma infinidade de scripts interativos. Além disso, o sistema pode ser controlado via tablet, teclado ou joystick pelos professores-planetaristas.

A aquisição do equipamento foi realizada por meio de um processo licitatório. O sistema de projeção do Planetário Municipal de Arapiraca representa a mais recente tecnologia disponível no mundo e é o mesmo utilizado no Space Adventure (Estação da Nasa em Canela no Rio Grande do Sul e Camboriú em Santa Catarina.

“Expresso minha gratidão ao prefeito Luciano Barbosa e à Secretaria Municipal de Educação pelo compromisso na aquisição do equipamento, que fortalecerá ainda mais o ensino de astronomia e das diversas ciências, possibilitando o aprimoramento da educação científica”, destacou o diretor do Planetário e Casa da Ciência, Jhonatan Neves, durante a apresentação ao prefeito Luciano e desembargadores alagoanos nesta sexta-feira (10), em evento do programa Moradia Legal, no auditório do Planetário Municipal.
Esteve presente também o professor-planetarista Luis Carlos Soares.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência
KTO
KTO