OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 22ºC Parcialmente nublado
Notícias
16/12/2023 10:01
Ciência

Cientistas encontram crânio de 2 metros de 'tiranossauro subaquático'

Com 150 milhões de anos, a mandíbula do gigante marinho ainda conta com grande parte dos 130 dentes preservados
Cientistas encontram crânio de 2 metros de 'tiranossauro subaquático' / Foto: Reprodução/Redes Sociais
Redação com Terra

Paleontólogos encontraram o crânio de dois metros de comprimento de um dinossauro aquático chamado pliossauro, na região sul da costa da Inglaterra. Com 150 milhões de anos, a mandíbula do gigante marinho ainda conta com grande parte dos 130 dentes preservados.

O tamanho do pliossauro, que em idade adulta podia chegar a 15 metros de altura, e a potência de sua mordida renderam a ele o apelido de versão subaquática do tiranossauro. 

"O animal era tão grande que acho que teria sido capaz de atacar qualquer coisa que tivesse a infelicidade de estar no mesmo espaço que ele", explicou Andre Rowe para a BBC.

 

Por meio de pesquisas, a equipe de cientistas concluiu que a força da mordida do pliossauro podia chegar a 33.000 newtons. Para se ter uma ideia, a mordida mais poderosa entre os animais vivos do planeta Terra é a do crocodilo, com 16.000 newtons. Na comparação, o pliossauro tinha uma mordida pelo menos duas vezes mais potente.

O estado de preservação dos ossos também impressionou os especialistas. “É um dos melhores fósseis em que já trabalhei. O que o torna único é que está completo. A mandíbula inferior e a parte superior do crânio estão interligadas, como estariam em vida. Em todo o mundo, quase não foram encontrados espécimes com esse nível de detalhe. E se estiverem, faltam muitos pedaços, enquanto este, embora ligeiramente distorcido, tem todos os ossos presentes", afirmou o paleontólogo Steve Etches.

A partir de janeiro do ano que vem, o crânio gigante do pliossauro será exibido no museu independente conhecido como The Etches Collection Museum of Jurassic Marine Life, que está localizado no condado de Dorset, na Inglaterra.

  


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência