(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Educação

Enem 2023: saiba os assuntos de matemática que mais caem na prova

/ Foto: Freepik
Redação com Agência Brasil

A prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (12) para candidatos de todo o Brasil. Muitos estudantes ficam aflitos com a chegada deste dia, pois devem responder 45 questões da matéria, que possui grande peso para quem deseja fazer um curso superior nas áreas de exatas e da saúde.

Na reta final, vale a pena dar uma revisada nos conteúdos que mais caem na prova de matemática do Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 33% das questões desta matéria são de matemática básica.

Confira abaixo os assuntos mais frequentes:

Matemática Básica: Aritmética; Regra de três; Porcentagem (comumente aplicadas em questões de matemática financeira e volume); Razão e proporção; Escala; Lógica.
Trigonometria: Uso dos triângulos e suas relações.
Análise combinatória: Permutação e combinação. Interpretação de gráficos e tabelas.
Estatística: Moda, média e mediana (a mais cobrada); Probabilidade; Desvio padrão.
Conversão de medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, tempo.
Geometria espacial: Área das superfícies e volume de prismas, cone, cilindro, esfera. Projeção ortogonal; Planificação.
Geometria plana: Área e perímetro das diferentes figuras planas. Funções: função afim; função quadrática; função exponencial.

Os estudantes inscritos no Enem deverão responder 90 questões neste domingo, sendo 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que engloba as matérias de biologia, química e física. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões e os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no Horário de Brasília.

Para fazer o exame é obrigatório apresentar o documento de identidade e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas seguem neste domingo (12), em mais de 1,7 mil municípios de todo o país. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

winz.io