OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
10/11/2023 09:16
Educação

Estudantes da rede estadual participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Treze mil estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental participam da edição mirim, representando 737 escolas de Alagoas
/ Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Redação com Assessoria

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) mobilizou centenas de estudantes da rede estadual de ensino, nesta quinta-feira (09). Ao todo, 559 alunos de 39 unidades de ensino fizeram as provas da edição mirim da tradicional olimpíada, criada em 2005 com o objetivo de proporcionar um novo jeito de se aprender matemática, melhorar a qualidade da educação básica e identificar jovens talentos, promovendo a inclusão social e incentivando o ingresso na universidade.

A Escola Estadual Professor Sebastião da Hora, localizada no bairro Pitanguinha, em Maceió, é um dos espaços em que a mobilização foi intensa. Lá, 40 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental participaram da segunda fase, após obterem boas notas na fase classificatória, em agosto. A escola, inclusive, já possui uma aluna medalhista de bronze, destacando-se na competição que também reúne escolas das redes municipais e privada.

“O dia de prova da OBMEP é sempre muito importante porque nossos alunos realmente se empenham. Todos querem mostrar seu potencial. Seguimos muito orgulhosos porque essas avaliações externas mostram que estamos no caminho certo. E, além dos certificados e premiação, estes alunos passam a assimilar a matemática com mais facilidade, descomplicando a disciplina, já que ela é transmitida de forma lúdica”, afirma a gestora da escola, Aminabel Inácio.

OBMEP em Alagoas

De acordo com o coordenador da OBMEP em Alagoas e professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adelailson Peixoto, as provas da segunda fase da olimpíada foram aplicadas em mais de 700 escolas de todo o estado.

“A disputa mobilizou alunos de 737 escolas de Alagoas, sendo 28 da rede privada, 39 da rede estadual e 670 das redes municipais, totalizando mais de 13 mil estudantes”, destaca o coordenador da olimpíada, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em Alagoas, a OBMEP é coordenada pela Ufal e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação, escolas privadas e Instituto Federal de Alagoas (IFAL).


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação