OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,355 Arapiraca, AL 20ºC Tempo nublado

Notícias

09/04/2021 08:45
Educação
Pacote de dados de internet para estudantes passa a valer até dezembro
A Ufal segue no calendário de distribuição dos chips referentes ao 3º edital do programa Alunos Conectados
/ Foto: Divulgação
Assessoria UFAL

Os estudantes contemplados no programa Alunos Conectados, do Ministério da Educação, poderão usar os chips de internet até o mês de dezembro deste ano. A prorrogação do prazo de validade do pacote de dados, que seria até junho, foi anunciada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Na Ufal, cerca de 1,5 mil estudantes foram selecionados nos quatro editais abertos pelo projeto e o calendário para entrega aos alunos aptos do edital 01/2021 segue até o dia 15 de abril.

Confira aqui.

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) aguarda, ainda, a chegada de novos chips para distribuir aos selecionados do 4º edital (02/2021). De acordo com o ofício do MEC, a validade estendida é justificada, entre outros aspectos, considerando os vários calendários acadêmicos das Instituições Federais de Ensino (Ifes); o potencial aumento do quantitativo de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica; e o crescimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como meios didáticos.

Ufal foi contemplada com 11.313 chips de pacotes de dados de internet, mas o número de inscritos por edital não tem sido tão representativo, por isso, de acordo com o pró-reitor Alexandre Lima, há possibilidade de abrir novo edital ainda no primeiro semestre.

O programa Alunos Conectados já deixa um legado de vários desafios, a exemplo da logística de distribuição dos chips; o novo modelo de negócio com as operadoras, possibilitando que as Ifes contratem o serviço direto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e o desenvolvimento de um portal de Business Intelligence (BI) para o monitoramento dos pacotes de dados contratados.

A equipe da Proest avalia de forma positiva o novo prazo para os estudantes. “A prorrogação do projeto até o final do ano de 2021 é fundamental, uma vez que possibilita prover aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica, internet gratuita durante o ensino remoto”, comentou Alexandre, lembrando também que os chips dos editais 04 e 05/2020 estão disponíveis desde dezembro do ano passado para quem ainda não foi retirar.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação