OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 29ºC Tempo nublado
Notícias
16/09/2023 16:00
Geral

Defesa Civil de Maceió mapeia 9 cidades atingidas por ciclone no RS

Agentes realizaram aerolevantamento para quantificar residências atingidas
/ Foto: Bruna Galvão/Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gazetaweb

A Defesa Civil de Maceió está, desde a última segunda-feira (11), com uma equipe de 13 agentes no Rio Grande Sul, para auxiliar nas ações de restabelecimento após passagem de ciclone extratropical no estado. Durante toda a semana, os agentes se dividiram em grupos e se dirigiram às cidades mais atingidas da região, dentre elas, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.

Os agentes auxiliaram as Defesas Civis de cada cidade no mapeamento das áreas afetadas para identificar quantas residências foram atingidas. Esses números serão a base para posteriores ações de restabelecimento e reconstrução.

Além das atividades de campo, as equipes tiveram reuniões diárias para produzir planos de trabalho e orientar os agentes das defesas civis de cada município que passaram sobre os processos pós-desastre, quais as etapas e como deve ser realizada cada ação.

“Eles nunca haviam passado por um desastre de tamanha magnitude. A partir de agora, indicamos que estejam preparados para eventos como este, produzindo o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e planos de contingência e enfrentamento a desastres”, ressaltou Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Foram visitadas, ao todo, nove cidades das mais atingidas: Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Lajeado, Estrela, Encantado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Venâncio Soares. A Defesa Civil de Maceió uniu forças com as equipes das cidades onde passaram, a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil de Petrópolis/RJ, que também enviaram agentes para auxiliar as cidades do Rio Grande do Sul.

A equipe retorna a Maceió, neste domingo (17), e continuará em contato com os gaúchos com reuniões remotas para dar continuidade à troca de cooperação técnica e auxiliar nos próximos passos que serão dados, para que as cidades sejam reconstruídas.

“Estamos aqui para ajudar e, agora, voltando com os corações cheios de carinho e esperança. Esperança de que, em breve, nossos amigos gaúchos irão sair dessa realidade e terão suas vidas restabelecidas”, finaliza o coordenador.

O desastre

O Rio Grande do Sul (RS) foi atingido, no início deste mês, por um ciclone extratropical com fortes chuvas que causaram inundações e 104 municípios foram atingidos. A Defesa Civil do RS contabiliza, até o momento, um total de 48 mortes, a maior parte delas, 16, no município de Muçum. Mais de 359 mil pessoas foram atingidas, das quais 20.978 estão desalojadas e 1.426 desabrigadas. Ainda há nove pessoas desaparecidas.

Cooperação técnica

A Defesa Civil de Maceió, pela segunda vez, sai da capital alagoana para cooperar com cidades atingidas por desastres naturais em todo o Brasil. Em março deste ano, foram a São Sebastião/SP, quando a cidade sofreu com chuvas fortes que provocaram grandes deslizamentos de terra, deixando mais de três mil desabrigados e 64 vítimas fatais.

O órgão municipal dispõe de técnicos nas áreas de geologia, geografia, engenharia civil e de agrimensura e cartografia, que atuam diariamente no monitoramento dos bairros atingidos pelo processo de subsidência que atingiu cinco bairros da capital alagoana, como consequência da mineração de sal-gema.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral
KTO
KTO