OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 32ºC Tempo nublado
Notícias
19/10/2023 11:00
Saúde

Com 100% de cura, CRIA de Arapiraca é reconhecido nacionalmente no tratamento de tuberculose

O certificado de nível nacional, com base em dados do ano de 2020, foi concedido pelo Ministério da Saúde neste dia 17 de outubro
/ Foto: Eduardo Mauricio – Ascom Arapiraca
Redação com Assessoria

O Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), órgão pertencente à Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu 100% de cura em casos de tuberculose do município. O certificado de nível nacional, com base em dados do ano de 2020, foi concedido pelo Ministério da Saúde neste dia 17 de outubro.

A meta proposta pelo Ministério era de, no mínimo 77,5% de sucesso de tratamento nos novos casos de tuberculose multidrogaresistente (TB-MDR) e tuberculose resistente à rifampicina (TB-RR). Ainda assim, a unidade atingiu o resultado máximo e foi reconhecida pelo desempenho nas ações de vigilância da doença e atenção às pessoas e comunidades afetadas.

Segundo a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias, os casos que não possuem complicações são acompanhados nas UBS, mas os pacientes que apresentam comorbidades ou algum tipo de resistência a medicamentos são acompanhados pela equipe especializada do CRIA, que conta com uma Unidade de Referência em Tuberculose que atende, além dos arapiraquenses, toda a 2ª Macrorregião de Saúde.

“A unidade de referência também atende aos casos de tuberculose extrapulmonar e faz a elucidação diagnóstica daqueles mais complexos. Normalmente, os pacientes são encaminhados pelas UBS, hospitais e outras instituições e serviços de saúde […] Os casos notificados lá têm o acompanhamento compartilhado com as unidades básicas”, explica.

O resultado alcançado pelo CRIA se dá pela presença de uma equipe especializada em tuberculose, que conta com pneumologista, enfermeira, técnica em enfermagem, farmacêutico, assistente social e um laboratório de referência em tuberculose com biomédica e corpo técnico especializado.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde