OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
18/12/2023 09:45
Saúde

Governo de AL disponibiliza um dos medicamentos mais caros do mundo para tratar criança com leucemia

Blinatumomabe foi adquirido e entregue pela Sesau aos pais da pequena Maria Cecília Rodrigues, de 4 anos, que desenvolveu a forma rara da doença
/ Foto: Nildo Lopes
Redação com Assessoria

Em mais um ato de atenção especial à saúde da criança, o Governo de Alagoas entregou o medicamento Blinatumomabe aos pais da pequena Maria Cecília Rodrigues, de 4 anos, que desenvolveu a forma rara da Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). A entrega do fármaco, que é um dos mais caros do mundo, ocorreu na sexta-feira (15), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro Jaraguá, em Maceió.

O Blinatumomabe foi adquirido pela Gerência de Suprimentos da Sesau, após autorização do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, mediante determinação do governador Paulo Dantas. Os pais de Maria Cecília Rodrigues receberam o medicamento das mãos dos secretários executivos de Gestão Interna e de Regulação e Gestão, respectivamente, Éder Correia e Igor Montteiro, que representaram o titular da pasta.

O medicamento atua ativando o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele reconheça e ataque as células cancerosas de forma mais eficaz. Destinado ao tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda de linhagem B recidivada ou refratária, o medicamento tem se mostrado uma esperança para casos como o de Maria Cecília, nos quais os tratamentos convencionais não surtiram o efeito desejado.

O secretário de Estado Gustavo Pontes de Miranda destacou a importância da força-tarefa montada pela equipe técnica da Sesau para adquirir o medicamento Blinatumomabe. “A ação do Governo de Alagoas não apenas representa uma conquista para a Maria Cecília e sua família, mas, também, destaca a importância de políticas públicas voltadas para o acesso a tratamentos de alto custo. O comprometimento em assegurar a qualidade de vida e o direito à saúde de todos os cidadãos é evidente nesse ato, que coloca a vida em primeiro plano”, destacou o gestor da saúde estadual.

Segundo o secretário de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, a aquisição do medicamento é reflexo dos esforços da gestão estadual de saúde para aprimorar o atendimento à população. “A nossa Superintendência Farmacêutica é responsável por fazer a triagem destes insumos, visando antecipar demandas como essa e poder atender, o mais rápido possível, os alagoanos com síndromes e doenças raras”, salientou.

Gratidão

Rosângela Rodrigues, mãe de Maria Cecília, comemorou a entrega do medicamento para a filha. “Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e depois ao governador Paulo Dantas e ao doutor Gustavo [Pontes de Miranda]. Só tenho gratidão pelo empenho em garantir que minha filha recebesse algo tão vital para a melhoria da saúde dela”, frisou.

A aquisição do medicamento Blinatumomabe é uma resposta positiva do Estado, que, sensibilizado pela situação da família, agiu prontamente para garantir o acesso ao Blinatumomabe. Devido ao seu alto custo, a medicação torna-se inacessível para muitos, tornando crucial a intervenção do Governo do Estado para assegurar a saúde e qualidade de vida de Maria Cecília Rodrigues.

Sobre a doença A Leucemia Linfoblástica Aguda é particularmente desafiadora, sendo o câncer mais comum na infância. Seus sintomas incluem aumento dos gânglios linfáticos, hematomas, febre, dor óssea, sangramento da gengiva e infecções frequentes. Os tratamentos convencionais, como quimioterapia, nem sempre são eficazes, destacando a importância de alternativas como o Blinatumomabe. A LLA é uma condição grave que afeta os glóbulos brancos do sangue e a medula óssea. No caso de Maria Cecília, a busca por tratamentos eficazes tornou-se uma corrida contra o tempo para a família. Isso porque, o medicamento é reconhecido por sua eficácia em casos raros, nos quais os tratamentos convencionais se mostram ineficientes.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO