OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,073 Arapiraca, AL 31ºC Parcialmente nublado
Notícias
02/10/2023 11:18
Saúde

Ministério da Saúde reconhece surto de meningite em AL

O órgão alerta acerca da situação epidemiológica da doença meningocócica e traz recomendações quanto a medidas preventivas
/ Foto: Divulgação
Redação com Assessoria

Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Saúde (MS) reconheceu, nesse domingo (1º), surto de meningite em Alagoas. O órgão alerta acerca da situação epidemiológica da doença meningocócica e traz recomendações quanto a medidas preventivas. Até 15 de setembro deste ano, foram confirmados 26 casos, sendo a faixa etária mais acometida a de crianças menores de 1 ano de idade.

Na ocasião, o Ministério da Saúde pontua que os surtos estão entre as situações mais desafiadoras para a saúde pública, com grande repercussão social, já que a doença possui elevada letalidade, bem como dificuldade de estabelecer as cadeias de transmissão.

"Desta maneira, salienta-se a importância do diagnóstico e manejo clínico precoce e adequado, bem como as ações de prevenção e controle que precisam ser desencadeadas oportunamente para evitar a ocorrência de casos secundários", diz trecho da nota.

No ano de 2023, até 15 setembro de 2023, foram confirmados 26 casos de meningite no Estado de Alagoas. Destes, 22 (84,6%) estão localizados na capital Maceió, demonstrando que a concentração de casos ocorre neste município. A taxa de incidência geral (todas as faixas etárias) foi de 2,13 casos/100.000 habitantes, a taxa de mortalidade foi de 0,58 óbitos/100.000 habitantes e a letalidade de 27,2%.

Ao analisar estes indicadores epidemiológicos por faixa etária, identifica-se que a faixa etária mais acometida é a de crianças menores de 1 ano de idade, com quatro casos de DM (três óbitos), apresentando taxa de incidência foi de 31,09 casos/100.000 habitantes, taxa de mortalidade de 23,32 óbitos/100.000 habitantes e letalidade de 75%. A segunda faixa etária mais acometida é a das crianças de 1 a 4 anos de idade, com 10 casos (três óbitos), com taxa de incidência de 19,66 casos/100.000 habitantes, taxa de mortalidade de 5,9 óbitos/100.000 habitantes e letalidade de 30%.

Desde a notificação e aumento no número de casos identificados de DM, pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU/AL), o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (CGVDI), afirma que vem acompanhando rotineiramente cada caso notificado e realizando reuniões para compreensão da situação epidemiológica e orientações de prevenção e controle. A primeira reunião on-line ocorreu em 24 de julho de 2023.

"O objetivo da resposta a surtos de meningite é interromper a cadeia de transmissão e evitar a ocorrência de novos casos. As medidas de prevenção e controle adotadas para impedir que o surto avance incluem detecção precoce, manejo clínico adequado dos casos suspeitos e a realização de quimioprofilaxia oportuna para os contatos próximos de casos suspeitos (em até 48h da identificação do caso)", salienta o Ministério.

Diante da situação epidemiológica, dos resultados laboratoriais e do cumprimento dos quatro critérios do Guia de Vigilância em Saúde, o órgão federal conclui que há um surto de doença meningocócica do sorogrupo B em Maceió/AL, desde maio de 2023, afetando principalmente crianças menores de cinco anos de idade. A alta taxa de letalidade do surto evidencia a necessidade de melhorias no fluxo assistencial e adoção oportuna de protocolo de manejo de sepse.

A nota técnica conjunta é assinada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

REUNIÃO

Diante da atual situação, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) reunirá, nesta terça-feira (3), os gestores da saúde pública de Maceió e do Estado de Alagoas para discutir as medidas de combate ao surto da meningite.

No encontro, a instituição avaliará se as secretarias de saúde implementaram as medidas recomendadas em ofício enviado no mês de setembro.

A reunião acontecerá no Núcleo de Proteção Coletiva, localizado na Rua Rita de Cássia, nº 159, bairro Gruta de Lourdes.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO