OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,120 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
04/04/2024 09:43
Saúde

Técnicos da Sesau se reúnem para discutir situação epidemiológica da dengue em Alagoas

Durante o encontro foi apresentado o Plano Estadual de Controle e Prevenção da Dengue
/ Foto: Olival Santos/ Sesau
Redação com Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou, na quarta-feira (3), o Plano Estadual de Controle e Prevenção da Dengue. A ação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) ocorreu durante reunião semanal do Grupo Técnicos das Arboviroses, visando analisar a situação da doença em Alagoas. Durante o encontro, que ocorreu na sede da pasta, em Maceió, os técnicos discutiram também medidas a serem adotadas no período de sazonalidade do mosquito Aedes aegypti.

Em Alagoas, de 1ª de janeiro até 1º de abril, foram testados 117 casos por RT - PCR, onde foram identificados dois sorotipos da dengue no Estado. O DENV-1 foi constatado em 105 casos, distribuídos nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Carneiros, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Jacuípe, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Mata Grande, Olivença, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, Senador Rui Palmeira e União dos Palmares. E o DENV-2 foi detectado em 12 casos, distribuídos nas cidades de Canapi, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e São José da Laje.

O chefe do Grupo Técnico das Arboviroses, infectologista Renné Oliveira, salientou a importância das reuniões para ter um acompanhamento adequado das ações a serem desenvolvidas junto aos municípios. “Durante as reuniões analisamos o momento atual da Situação Epidemiológica do Estado e a projeção que será necessária para um controle melhor dos casos. Por isso, tivemos um enfoque maior no relatório do Cievs, com foco na prevenção, pois a nossa situação destoa um pouco do restante do Brasil. As ações a serem desenvolvidas são baseadas no número de casos em cada região e, por isso, estamos organizando as ações dentro dos dados coletados, porque temos cidades com um número diferente de notificações”, ressaltou.

A assessora técnica Estadual das Arbovirose, enfermeira Naara Nascimento, explicou que os dados semanais da dengue vêm apontando para um aumento de casos, o que não é esperado para essa época do ano. “Nas últimas semanas houve uma queda discreta em relação aos casos identificados e casos prováveis. Nosso período de sazonalidade ocorre agora em abril, no período chuvoso, que se estende até julho”, explicou.

Naara Nascimento destacou, também, que atualmente o carro fumacê já está em atividade em alguns municípios que atendem os critérios exigidos para o uso da nebulização e Ultra Baixo Volume (UBV). “As cidades que já tiveram as atividades desenvolvidas foram São José da Lage, Marechal Deodoro, Santana do Mundaú, Maragogi e, em breve, também serão realizados nos municípios de Maragogi e Atalaia”, disse a assessora técnica Estadual das Arboviroses.

Os critérios para o funcionamento do carro fumacê são elevação dos casos suspeitos de dengue ou de outras arboviroses nas últimas quatro Semanas Epidemiológicas, com incidência a partir de 300/100.000 habitantes. Também são analisados o Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti, que deve ser de 3%, bem como, a atividade de bloqueio de transmissão nas áreas de ocorrências dos casos identificados nas últimas quatro semanas.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO