OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,763 Arapiraca, 20ºC Estrelado

Notícias

12/06/2018 19:30
Alagoas
Ronda no Bairro registra avanços nos âmbitos operacional e social
Com a sensação de segurança restabelecida nos territórios, programa tem aulas de iniciação musical, assistência escolar e inibe a incidência de crimes
/ Foto: Assessoria

 O Ronda no Bairro foi criado e estruturado com base no êxito de experiências de outros países e de alguns estados brasileiros, a aposta no policiamento que aproxima os cidadãos dos agentes de segurança pública e desde que foi lançado, em 4 de janeiro, na área comercial do Jacintinho, rende bons resultados e elogios da população.

 

Moradores, comerciantes, frequentadores e turistas dos territórios de atuação do Ronda perceberam as vantagens e passaram a denunciar ainda mais casos e situações que poderiam levar a registros de ocorrências violentas, seja pelo Disque Denúncia 181, seja diretamente aos agentes de proximidade, criando assim, uma rede de colaboradores.

 

A eficiência da integração entre ações operacionais e sociais está sendo comprovada a cada dia de operacionalização do patrulhamento de proximidade.

 

Prisões, conduções e apoios a ocorrências

 

Nos dois territórios de atuação do programa, nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió, foram registradas no mês de maio três operações integradas, duas apreensões de menores de idade, uma prisão por suspeita de furto e tráfico de medicamentos de uso restrito e uma prisão em flagrante por roubo de veículo, além de uma arma branca apreendida.

 

Social

 

No âmbito social, foram realizadas 10 visitas a escolas públicas e privadas, início das aulas de iniciação musical (flauta doce) e assistência escolar, uma edição do projeto Roda de Conversa com atletas alagoanos e jovens das comunidades, aulas de zumba, capoeira, teatro, pintura, ginástica laboral, encontros de Hip Hop e brincadeiras tradicionais (cabo de força, corrida de saco, queimado e corda) nos espaços públicos de ambos os territórios.

 

Os eventos em homenagem aos Dia das Mães também renderam elogios por parte das comunidades pela singeleza com que foram executados e pelo envolvimento da população antes e durante a realização dos eventos.

 

Em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), teve início o ciclo de palestras educativas acerca dos riscos do uso de álcool e outras drogas em escolas das redes de ensino estadual e municipal nos perímetros do Ronda.

 

E para valorizar os mestres e mestras dos folguedos alagoanos, levar o conhecimento e a riqueza histórica dessas personalidades da cultura popular a espaços de convivência mútua, firmou-se uma parceria com a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para a realização do projeto Folguedos na Praça: tradições dos bairros.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Alagoas 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas