OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,173 Arapiraca, 25ºC Tempo nublado

Notícias

25/04/2018 10:23
Brasil
Baixo São Francisco terá vazão média elevada em maio
Proposta foi apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na reunião da Agência Nacional de Águas (ANA).
Chuvas ajudaram na decisão de elevar a vazão / Foto: Reprodução

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informou que a partir do dia 1º de maio aterá a vazão elevada começando pelo reservatório de Sobradinho, na Bahia, para uma média mensal de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s). O motivo é o a elevação do nível dos reservatórios instalados no rio, devido ao índice pluviométrico registrado nos últimos quatro meses.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a proposta na segunda-feira (23), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), para elevar a vazão para 690 m³/s, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h já a partir da próxima terça, dia 1º. Nos demais horários, ou seja, das 22h às 10h, bem como nos fins de semana e feriados, a defluência a ser praticada será de 550 m³/s. A medida resulta numa média de 600m³/s.

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, esta não é uma questão apenas de geração de energia. Segundo ele, é preciso encontrar um termo que atenda a todos, havendo a necessidade de se elevar a vazão em Sobradinho. “A vazão atual é desastrosa para a região do Baixo. Todos sabem e não precisa repetir”, disse durante a reunião.

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil