OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,083 Arapiraca, 26ºC Ensolarado com muitas nuvens

Notícias

05/07/2018 08:15
Educação
Mostra gratuita expõe brinquedos produzidos por artesãos de todo Brasil
Exposição começa nesta quinta-feira e segue até o dia 3 de agosto, na Galeria de Artes do Sesc Centro
/ Foto: Reprodução

 Mamulengos, brinquedos de lata, panelinhas de barro, bolas de borracha, bichinhos de balata, elementos do que compõe o imaginário infantil ganham formas nas mãos dos artistas do Brasil. E para apresentar ao público os brinquedos artesanais, o Sesc Centro abre a "Mostra Brinquedos do Brasil" nesta quinta-feira (5).

A iniciativa faz parte de uma ação do Sesc com a Caleidoscópio Brincadeira e Arte de Formação e Escrita e segue até o dia 3 de agosto.

A responsável pela educação do SESC, Meire Célia, explicou que a mostra busca ampliar as possibilidades de aprender com ludicidade. "Foi uma ideia do Sesc regional. Eles passaram a coletar brinquedos produzidos por artesãos de diversas regiões do Brasil para apresentar às crianças, jovens e adultos", explicou.

As obras transformadas em brinquedos estão divididas nas seguintes categorias: "Faz de conta, mundo miniatura da realidade"; "Faz de conta, mundo miniatura da ficção"; "Faz de conta, mundo miniatura para se locomover na terra, na água e no mar"; "Faz de conta de mamulengos, marionetes e fantoches"; "Faz de conta que corremos o mundo por muiras léguas"; "Brinquedos de habilidade e destreza"; "Sobre rodas"; "Brinquedos de Miriti"; "Engenhocas"; "Engenhocas de empurrar"; "Brinquedos para ver o belo"; "Antigamente brincava-se assim, e hoje também!" e "Piões do Brasil".

As engenhocas foram produzidas de Norte a Sul do Brasil, como explica a curadora da exposição e psicóloga Adriana Klisys. "Temos brinquedos e representantes de diversas partes do país. Eu fiz a curadoria dos brinquedos, mas os coordenadores e professores de todas as unidades do Sesc ajudaram nessa seleção ao enviarem fotos dos brinquedos", contou.

Adriana Klisys ressaltou a importância do contato da criança com os materiais expostos. Nesta quinta-feira, às 9h, a psicóloga irá ministrar a palestra "Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?".

"A exposição traz para a criança a transparência do brinquedo. Ela vai investigar e sair fazendo. Se você não ensina algo para outra geração, isso se perde. Se a cultura da criança é feita com o brincar e o nosso país é tão rico em materiais, por que oferecer migalhas de brinquedo para ela?".

A mostra busca oferecer ao visitante a chance de conhecer um verdadeiro tesouro nacional composto por brinquedos feitos com tecido, madeira, latão, bucha, entre outros. Como é o caso de Thaisa Viana, que levou os sobrinhos para prestigiar a exibição. "Acho importante o resgate da nossa cultura. É uma oportunidade de mostrar que não só existe a era da tecnologia".

"Acabou". Essa foi a palavra pronunciada por uma criança e que levou todo o público aos risos ao fim de uma das músicas apresentadas pelo Coral Infantil da Escola Sesc Jaraguá, nesta quarta-feira (4), na abertura da mostra.

A responsável pela educação do SESC, Meire Célia, destacou que a mostra também busca atingir os pedagogos e professores de pedagogia. "Essa exposição deve aumentar o olhar para o valor do brincar, que é algo tão importante. Eles poderão ver as possibilidades de brinquedos feitos com materiais diferentes e estimular a criação nas crianças", disse.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação