OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,113 Arapiraca, 22ºC Parcialmente nublado

Notícias

17/07/2019 13:24
Mundo
Aeroporto em formato de estrela-do-mar será inaugurado em Pequim
O grandioso aeroporto, com quatro pistas e capacidade para 72 milhões de passageiros, será aberto em 30 de setembro de 2019
/ Foto: Beijing Daxing International Airport
Divulgação

Um aeroporto gigante com estrutura em formato que lembra uma estrela-do-mar dourada será inaugurado em Pequim, capital da China. O impressionante investimento destinado à construção do Beijing Daxing International Airport está na casa dos US$ 17,5 bilhões.

O grandioso aeroporto, com quatro pistas e capacidade para 72 milhões de passageiros, será aberto em 30 de setembro de 2019. A data antecede a comemoração do aniversário de fundação da República Popular da China (1º. de outubro de 1949), por Mao Tse-tung, e também celebra os 70 anos do Partido Comunista no Poder. O evento de inauguração contará com uma enorme parada militar no centro de Pequim onde estarão presentes autoridades, inclusive o presidente Xi Jinping.

Beijing Daxing fica ao sul da capital chinesa, a 46 quilômetros do centro da metrópole. O novo aeroporto deverá operar a plena capacidade em 2025, e, até 2040, espera-se uma expansão para oito pistas, incluindo uma de uso militar. Ao final, o complexo terá capacidade para receber 100 milhões de passageiros por ano – o que o tornará, segundo seus projetistas, o maior terminal “único” do mundo no quesito capacidade de viagem. O aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, atualmente tem potencial para receber mais de cem milhões de passageiros, entretanto, possui dois terminais.

O novo aeroporto de Pequim foi projetado pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid (falecida em 2016), da Zaha Hadid Architects, em conjunto com a subsidiária de engenharia da Aeropórts de Paris (ADP). As linhas fluidas e curvilíneas do interior do terminal e o uso da luz se destacam no projeto. Chegadas e partidas terão dois andares cada no terminal, que se divide em seis braços.

Uma estação de trem e uma linha de metrô funcionarão embaixo do terminal, facilitando o acesso dos viajantes ao centro da cidade, e vice-versa. O complexo abrange uma área total de um milhão de metros quadrados, de acordo com um relatório recente da BBC. Vale destacar as inúmeras credenciais sustentáveis, incluindo uma fazenda solar e o total reaproveitamento da água da chuva.

O atual Aeroporto Internacional de Pequim, segundo maior do mundo, já não consegue atender a demanda de mais de 100 milhões de passageiros por ano. O transporte aéreo cresce muito na China à medida que melhora o padrão de vida da população. A partir de 2037, estima-se que o país terá 1,6 bilhão de viagens de avião por ano - um bilhão a mais que em 2017. Do mesmo modo, Pequim espera receber 170 milhões de passageiros em 2025, distribuídos entre os dois aeroportos da capital.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo