OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,844 Arapiraca, 26ºC Estrelado

Notícias

17/05/2019 09:56
Oportunidades
Como fazer uma logística de distribuição eficiente
Tendo um método de logística de distribuição de alimentos eficaz, você consegue aumentar o fluxo de vendas, bem como fidelizar os seus clientes
Garantindo o bom serviço na entrega, os consumidores tendem a voltar para novas compras / Foto: Divulgação
Divulgação

 Produtos inovadores, um grande mercado e um bom atendimento são fundamentais para determinar o crescimento de uma empresa.

No entanto, de nada adianta você possuir uma ampla vantagem para os seus consumidores e falhar no processo de entrega. Por isso, a logística do seu empreendimento precisa ser eficiente.

Com a expansão do mercado consumidor, consequentemente a tendência é que surjam mais e mais empresas que ofertam o mesmo tipo de produto. Sendo assim, as concorrentes precisam apresentar benefícios que a coloquem na frente.

Uma maneira de otimizar o seu negócio e ganhar mais clientes, é investindo no processo logístico.

Tendo um método de logística de distribuição de alimentos eficaz, você consegue aumentar o fluxo de vendas, bem como fidelizar os seus clientes. Dessa forma, o ciclo de realimentação da sua empresa se mantem em constante crescimento.

Garantindo o bom serviço na entrega, os consumidores tendem a voltar para novas compras.

Pensando nisso, preparamos este artigo que irá explanar os motivos para se ter um bom desenvolvimento logístico.

Além disso, daremos algumas dicas importantes, que te ajudarão a melhorar o sistema de distribuição da sua empresa, alcançando, assim, novos mercados consumidores.

Lembre-se que o código universal de produto é essencial para todo o processo!

Por que eu devo investir no setor logístico?

Em termos muito simples, o setor logístico de sua empresa será o principal responsável pela distribuição dos seus produtos, seja em nível nacional ou internacional.
Sendo assim, se você tem o interesse em se consolidar no mercado, deve ter em mente que é preciso manter um sistema logístico eficaz, a fim de alcançar os seus clientes em potencial.

Indo além do processo básico, que é a distribuição rápida e correta dos seus produtos, o investimento em logística também auxilia na manutenção eficaz do seu estoque, diminuindo perdas e otimizando os processos de separação, montagem de cargas e entrega dos itens disponibilizados para a venda. Isso significa que, quando a sua área logística está bem organizada, você consegue melhorar o seu serviço como um todo.

Além dos fatores internos que são sistematicamente melhorados quando o seu setor logístico está de acordo com as melhores práticas, também precisamos considerar que essa área, dentro da empresa, é um dos pilares de sustentação para o nome de seu empreendimento. Juntamente com produtos de qualidade e bom atendimento, a entrega rápida e correta dos itens comprados alavancam o sucesso de qualquer companhia.

Dicas para aumentar a eficiência do seu setor logístico

Considerando que ele é um dos principais responsáveis pelo sucesso de sua empresa, é interessante que você mantenha o seu setor de distribuição funcionando com regularidade. Sendo assim, sempre analise como ele está funcionando e, principalmente, se algo pode ser modificado para aumentar a eficiência do trabalho.

Vamos às dicas!

1. O planejamento associado do sistema logístico deve ser adequado

Quando dizemos “planejamento associado”, estamos nos referindo a todos os setores que, de uma maneira ou de outra, estão ligados ao processo de envio de produtos. Dessa forma, torna-lo adequado significa planejar os meios como a distribuição será feita, ainda dentro da empresa.

Entenda o que isso significa de um jeito mais simples. O processo de distribuição de produtos vai desde a compra de embalagens, até a manutenção da frota dos caminhões. Sendo assim, para que o sistema de entrega seja eficiente, nenhuma dessas áreas correlatas pode estar defasada.

Portanto, cuidar do planejamento como um todo pode garantir maior eficiência na entrega dos produtos. Consequentemente, isso gera mais satisfação para o cliente e maior confiabilidade no trabalho de sua empresa.

2. Parametrize suas informações

Uma das maneiras mais fáceis de se garantir a eficiência e ganho de tempo em um determinado trabalho, é criando parâmetros. No sistema de distribuição isso, além de poupar recursos, também te ajuda a otimizar o tempo gasto com a rede de entregas. Mas, o que isso significa, na prática?

Quando você faz parâmetros, é capaz de identificar padrões e problemas que devem ser resolvidos. Imagine o seguinte cenário: sua empresa está alocada na região sudeste, na área da grande São Paulo. O seu cliente que mais traz lucratividade, no entanto, está na região sul, especificamente em Porto Alegre.

Como você já faz entregas constantes para ele, é provável que já tenha conseguido parametrizar algumas informações, como o gasto de combustível, pedágios, desgaste de pneus, locais onde o motorista pode descansar, quilometragem andada por dia, entre outras.

Portanto, quando o próximo pedido sair, você já tem uma visão bastante ampla sobre como será o processo da entrega. Assim, consegue projetar os principais problemas e já corrigi-los antes mesmo que aconteçam.

Outra vantagem de criar esses parâmetros, é na hora de criar a rede de distribuição. Você pode fazer isso de um modo muito simples e prático. Com um mapa, marque as cidades para onde saem as suas entregas. Logo você perceberá quais são os seus destinos mais frequentes. Sabendo disso, você consegue melhorar os trajetos e ganhar em tempo e recursos.

3. Parcerias são sempre uma vantagem

Mesmo quando você possui o setor logístico implantado em sua empresa, com frota disponível e mão de obra qualificada para as entregas, haverá momentos em que perceberá que alguns envios não são tão vantajosos assim. Dessa forma, é importante manter parcerias com transportadoras.

Também, quando falamos em parceiros, isso pode ser relacionado aos seus fornecedores. De nada adianta você possuir um excelente sistema logístico, referência de mercado, se a produção for comprometida pela falta de algum recurso. Por isso, mantenha boas parcerias em todos os níveis, até naqueles que auxiliam a sua produtividade.

4. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, existe uma infinidade de softwares que foram desenvolvidos, especificamente, para a otimização dos processos logísticos. Não é possível abrir mão da tecnologia, principalmente em áreas como a de distribuição, onde é preciso relacionar muitos dados a fim de obter um resultado favorável.

Sendo assim, invista em bons programas que irão te ajudar. O sistema de gestão empresarial – ou ERP – auxilia a organizar desde os fluxos de distribuição, até o gerenciamento de estoque no armazém. Com isso, você ganha tempo, espaço, e deixa o seu trabalho com menos chance de erros.

Investir em um bom processo logístico é retorno garantido. Desembolsar capital para esse intuito, melhora o funcionamento da empresa como um todo. Por isso, manter seu sistema de distribuição bem delimitado, pode interferir positivamente em todo o seu faturamento.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Oportunidades