OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,146 Arapiraca, 19ºC Parcialmente nublado

Notícias

28/02/2016 14:00
Tecnologia
Novo Wi-Fi leva internet direto ao celular e faz bateria durar o dia todo
Projeto ainda está em fase de testes e não há previsão de quando chegará ao mercado
/ Foto: Tendicia.net21
g1

 Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, promete diminuir os gastos com energia de dispositivos conectados através de redes Wi-Fi eliminando o transmissor analógico. A técnica foi batizada de “Wi-Fi passivo” e promete um consumo 10 mil vezes menor que o tradicional e mil vezes inferior a outros métodos de baixo consumo, como o Bluetooth Low Energy.

O projeto ainda está em fase de testes e não há previsão de quando chegará ao mercado. A medida é ideal para a Internet das Coisas, pois faz com que os usuários gastem menos eletricidade para manter suas casas smart em funcionamento.

A rede Wi-Fi também pode ser utilizada para conectar dispositivos gratuitamente (Foto: pond5) (Foto: A rede Wi-Fi também pode ser utilizada para conectar dispositivos gratuitamente.

A transmissão de sinal Wi-Fi é composta de dois componentes, um digital e outro analógico. O primeiro evoluiu de forma consistente com o passar do tempo, se tornando mais eficiente. Já o segundo continua consumindo muita energia, o que acaba drenando a bateria dos dispositivos mais rapidamente.

A solução encontrada pela Universidade de Washington foi separar as duas partes. Desta forma, os dispositivos que usam o Wi-Fi passivo só possuem a conexão digital, o que os torna mais econômicos. Como a conexão é dependente do componente analógico, a saída foi criar um segundo dispositivo com o transmissor completo.

O aparelho funciona como um intermediário, se comunicando com outros dispositivos conectados na rede e também com os que possuem Wi-Fi Passivo. O arranjo permite a transmissão de pacotes que consomem pouco, o que é feito através da reflexão e absorção do sinal usando um switch digital.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia