OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,029 Arapiraca, 26ºC Estrelado

Geral / Isve Cavalcante

Quem é Isve Cavalcante? Isve Cavalcante é radialista desde 1971. Ele nasceu na cidade de Caruaru, município de Pernambuco. Já trabalhou em várias rádios, prefeituras e emissoras de televisão. Atualmente apresenta o programa “Show de Notícias” na Rádio 96 FM Arapiraca.
08/01/2019 18:38:05
Calendário astronômico 2019: eclipses, missões e 50 anos do homem na Lua
Calendário 2019: veja as missões, eventos e eclipses previstos para este ano na astronomia — Foto: Boeing - ESA/A. Conigli - Divulgação - David Mcnew/Getty Images North America/AFP - Bay Ismoyo/AFP / Foto:

 C/G1

Um eclipse solar total, o primeiro voo tripulado da SpaceX e o lançamento de um satélite caçador de planetas da Agência Espacial Europeia (ESA) são alguns dos eventos da área astronômica para marcar na agenda em 2019. Em janeiro, no dia 21, teremos um eclipse lunar total que será visível no Brasil – em toda a América.

Ele será mais fácil de assistir do que o que apreciamos em julho de 2018, porque terá toda a fase de umbra - quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados – visível em todo o país. O fenômeno poderá ser observado durante toda a madrugada - com seu auge às 02h41.

O destaque será o eclipse solar total "aqui do lado", visível no Chile e em parte da Argentina, no dia 2 de julho.

Os preços dos hotéis e das passagens aéreas para a região de melhor visibilidade já aumentaram – nos melhores lugares, inclusive, esgotaram.

Será como o eclipse registrado nos Estados Unidos em agosto de 2017 – o Sol será totalmente "encoberto", com animais se escondendo e tudo escuro por alguns segundos.

Em 16 de julho, um eclipse lunar parcial será visto na África e em parte da Europa. Nesse caso, o Brasil verá pouco do fenômeno.

O ano acaba com um eclipse do tipo anular em 26 de dezembro, quando a Lua não bloqueia totalmente a visão do Sol, restando um anel iluminado a sua volta.

Ele será visto apenas na Oceania e na Ásia.

Em junho de 2019, a SpaceX, do empresário Elon Musk, deverá fazer sua primeira missão tripulada para a Estação Espacial Internacional.

O anúncio foi feito em agosto de 2018 pela presidente da empresa, Gwyne Shotwell.

A tripulação será composta pelos astronautas Bob Behnken, Doug Hurley, Victor Glover e Mike Hopkins, da agência espacial americana (Nasa).

O primeiro voo de teste ocorrerá no dia 17 de janeiro para coleta de dados sobre o desempenho do foguete Falcon 9.

Meio século de chegada à Lua
Em 2019, a chegada do homem à Lua completa 50 anos. Em 2018, a Nasa já comemorou 60 anos de história.

Neste ano, a agência prevê mais uma série de eventos em homenagem à missão Apollo 11 – voo pioneiro com o comandante Neil Armstrong, o piloto Buzz Aldrin ao satélite da Terra e o tripulante Michael Collins.

Lançamento do CHEOPS
Em novembro de 2018, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que o satélite "caçador de planetas" decolará no foguete Soyuz entre 15 de outubro e 14 de novembro deste ano.

O CHEOPS, nome escolhido para o satélite, irá observar estrelas solitárias e distantes em busca de novos planetas.

Ele está atualmente na Espanha para a realização de testes finais. Um detalhe curioso: duas de suas placas que irão para o espaço têm milhares de desenhos feitos por crianças durante a fase escolar.

Teste da Boeing
Assim como a SpaceX, a Boeing também tem uma parceria com a Nasa para testar sistemas de lançamento para a Estação Espacial Internacional.

Os primeiros testes deverão ocorrer em março deste ano com a cápsula espacial CST-100 Starliner.

A ideia é enviar os astronautas Eric Boe e Chris Ferguson, veteranos na Nasa, e Nicole Mann, que irá fazer sua primeira viagem.

Tanto a SpaceX quanto a Boeing pretendem usar tecnologias completamente novas em pleno espaço sideral – e nenhuma das empresas está disposta a arriscar demais. Então, é possível que ocorram atrasos no cronograma.

 

 

 

 

 

 

 


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Isve Cavalcante