OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,179 Arapiraca, 20ºC Parcialmente nublado

Literatura & Saúde / Sandro Lins

Quem é Sandro Lins? É médico pediatra, perito em trânsito, membro da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), ex-secretário de Saúde de Craíbas e gosta de dar opinião sobre tudo.
05/04/2017 10:41:27
Brasil tem melhor odontologia do mundo
o melhor sorriso / Foto: internet

 É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver
( Martin Luther King )


Neste dia 03 de abril a Odontologia brasileira foi reconhecida como uma das melhores do mundo. Temos três centros de formação de dentistas entre os dez melhores do mundo.A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor do mundo em Odontologia, a Unesp - Universidade Estadual Paulista e a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, em 4° e 5° lugares, respectivamente. A Odontologia brasileira chegou ao final do século XX carregando uma impostergável contradição: apesar da evolução técnica que a área experimentou, seusalcances sociais continuam sendo mínimos. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo - são 260 mil -, mas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada pelo IBGE, 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente. A recomendação dos dentistas é de que as consultas sejam semestrais. No Norte e no Nordeste, os índices são ainda piores: 65,6% e 62,5% da população, respectivamente, não vai ao dentista todo ano. O Conselho Federal de Odontologia estima que 20 milhões de brasileiros ainda não tem acesso ao dentista.


Quem fez a escolha das melhores
O Center for World University Rankings – instituição da Arábia Saudita – classifica as universidades em áreas de concentração. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics. O CWUR também divulga, desde 2012, o World University Ranking, que classifica as 1.000 melhores universidades do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em periódicos renomados; número de publicações em periódicos de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade


Arapiraca entre os melhores do Brasi
Funcionando há dois anos, em Arapiraca, o Serviço Estadual de Buco-Maxilo, funcionando no Hospital Regional de Arapiraca tornou-se referência em Alagoas e acaba de atingir a marca de mil cirurgias realizadas ao longo do período, sendo o terceiro servi;o com mais cirurgias deste tipo no Brasil. Os procedimentos, realizados no Hospital Regional, de Arapirac vão desde cirurgias de traumas na face, retirada de tumores, até correções faciais de pacientes fissurados e com necessidades especiais. Além disso o Serviço Estadual de Buco-Maxilo também é responsável por zerar os casos pendentes de judicialização em Alagoas. Recentemente existiam treze pacientes judicializados e o custo dos procedimentos, somados, atingia a cifra de R$ 1,6 milhão. Com o serviço, todos foram operados a custo zero pelo serviço estadual.
A equipe que integra o serviço é composta por sete pessoas, incluindo os três cirurgiões buco-maxilo Ricardo Wathson (coordenador), Pedro Dantas e Flávia Lima, além do anestesista Whadi Seabra, contando também com a parceria de outros profissionais, como o cirurgião plástico Luciano Athaíde; o ortopedista Rubens Barros e o cirurgião vascular Josué Dantas, para o tratamento dos pacientes que requerem uma abordagem multidisciplinar.


Tenho uma discreta contribuição para a odontologia: em 2003, como secretário municipal de saúde, implantei um dos primeiros PSFs de odontologia em Alagoas, no município de Craíbas. Dra Flavia Lima, da equipe do Regional, atualmente fazendo mestrado na Unicamp, é a atual secretária de saúde de Craibas, e realiza um trabalho muito bonito, incluindo radiografia odontológica e tratamento de canal no próprio posto de saude. A população carente de nosso agreste agradece.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Sandro Lins