OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 31ºC Parcialmente nublado
Editorias
21/02/2024 15:01
Política

Barroso diz que STF não julgará descriminalização do aborto

Para ele, Corte não pode decidir pela legalização do aborto enquanto 80% da população é contra
Ministro Barroso / Foto: Reprodução
Redação com G1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (21) que a Corte não julgará neste momento a ação que pode descriminalizar o aborto realizado até 12 semanas de gestação. Ele destacou que 80% da população é contrária à interrupção da gravidez neste caso.

O magistrado, porém, deixou em aberto a possibilidade de a Corte analisar a ação que pode fixar critérios objetivos para diferenciar o usuário do traficante de drogasO ministro acrescentou que "ninguém" é a "favor do aborto". "O aborto é uma coisa ruim, o papel do Estado é evitar que ele aconteça. O Estado deve evitar abortos dando educação sexual, distribuindo contraceptivos e amparando a mulher que deseje ter o filho e esteja em condições adversas", avaliou.

 

O presidente do STF, no entanto, disse que criminalizar a prática "é uma péssima política pública", porque "obriga mulheres pobres a fazerem procedimentos rudimentares e se automutilarem".

"De modo que a pergunta certa não é 'você é contra ou a favor do aborto'. É 'você acha que a mulher que tenha tido a circunstância de precisar ou querer fazer um aborto deve ser presa?'. A pesquisa que foi feita com esse assunto, 80% das pessoas disseram que não", declarou.

Para ele, não cabe neste momento ao Supremo decidir sobre uma prática que a maioria da população é contra e o Congresso também expressa esse sentimento.

"De modo que é preciso você ter uma campanha de esclarecimento antes de pautar. Ao descriminalizar, ao poder deixar a mulher pobre usar a rede pública e saber qual remédio ela tem que tomar, qual procedimento tem que fazer, você fazer uma campanha de esclarecimento à luz do dia é muito melhor que criminalizar", avaliou.

 

.Sobre aborto, o ministro disse que o tema é um "problema" que se "mistura com um sentimento religioso".

"Tudo que mistura o sentimento religioso torna difícil, porque é um espaço de dogmas e não do debate racional", declarou.

 

 Drogas

Em relação à ação que pode fixar um critério de diferenciação entre usuário e traficante de drogas, Barroso disse que a ausência de um parâmetro objetivo "cria um clima de absoluta desigualdade e discriminação entre ricos e pobres".

 

"O que o STF está propondo fazer e acho que esta é a tendência não é descriminalizar, é dizer qual quantidade distingue o porte pessoal do tráfico. Para que polícia não faça essa escolha pelos critérios que são critérios que discriminam pessoas pobres e negras", disse.

Questionado se pautará a ação, Barroso disse que a única questão que não vai pautar neste momento é a da interrupção da gestação até a 12ª semana de gestação.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política
KTO
KTO