OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 25ºC Parcialmente nublado
Editorias
13/05/2024 15:19
Política

Professor da Uneal é homenageado com a Comenda Zumbi dos Palmares

Clébio Correia tem uma trajetória de trabalhos voltados para a valorização, reconhecimento do povo e da cultura afrodescendente no Brasil
Clébio Correi / Foto: Reprodução
Redação com Agência Alagoas

O professor de história da Universidade Estadual de Alagoas, Clébio Correia de Araújo, receberá a Comenda Zumbi dos Palmares concedida pela Câmara Municipal de Maceió. A solenidade será no dia 20 de maio, às 14h, no Plenário da Câmara, no bairro Jaraguá.

 

Clébio Correia tem uma trajetória de trabalhos voltados para a valorização, reconhecimento do povo e da cultura afrodescendente no Brasil. “São mais de 20 anos dedicados ao combate ao racismo, aos diversos projetos que desenvolvi, às posições de destaque como presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas e ações como o Xangô Rezado Alto, o Seminário Negritude e Resistência, o projeto Quilombo e Cidadania, entre outros”, explica.

 

Esta é a segunda homenagem recebida pelo docente concedida pela Câmara Municipal de Maceió. A primeira foi a comenda Dandara entregue em 2012 que homenageia personalidades que se destacam por suas significativas contribuições nas ações a favor da luta pela diversidade étnico-racial.

 

Para o docente e pesquisador, o sentimento é de felicidade pelo reconhecimento à luta do movimento negro, em particular do movimento afro-religioso, do qual faço parte. “Penso que toda homenagem desse tipo é muito necessária, pois, politicamente, quebra a invisibilidade do racismo institucional contra as pessoas e os coletivos negros, e nos fortalece para continuarmos na construção de uma sociedade antirracista”.

 

A proposição do nome do professor Clébio Correia para receber a honraria foi realizada pela vereadora Teca Nelma. 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política