OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,112 Arapiraca, AL 31ºC Tempo nublado
Notícias
12/12/2023 21:42
Educação

Alunos do Colégio Tiradentes vencem concurso da Marinha do Brasil

“Operação Cisne Branco” premia redações de alunos do ensino fundamental e médio
Estudantes da rede estadual foram homenageados em solenidade na Capitania dos Portos de Alagoas / Foto: Henrique Pereira / Ascom Seduc
Redação com Agência Alagoas

Alunos do Colégio Tiradentes foram os grandes vencedores da Operação Cisne Branco, concurso de redação promovido pela Marinha do Brasil. Em sua 45ª edição, a iniciativa premia alunos de escolas públicas e particulares de todo o país que escrevem redações sobre a participação da Força Naval no processo de Independência do Brasil. Ao todo, seis estudantes da rede estadual de ensino foram homenageados durante solenidade realizada na sede da Capitania dos Portos de Maceió, nesta terça-feira (12).

 

Destaque para Lis Santos Paiva, campeã entre os alunos do ensino fundamental e segunda colocada na classificação geral entre os concorrentes de todo o estado. Além de uma medalha de honra, Lis também foi premiada com um diploma da Capitania dos Portos de Alagoas.

 

“Fiquei muito feliz com o resultado. Foi fruto de muito esforço. Eu me preparei muito para a redação, separando vários assuntos e fazendo vários rascunhos. E eu tenho o desejo de ingressar na Marinha. Então, continuarei dando o meu melhor para atingir esse objetivo”, adiantou. Além dela, também foram premiados os alunos Alberto Lôbo Tenório, Ana Beatriz de Lima, Mariana Lima, Jésyka Vitória Novais e Maria Luiza Campos.

Gestora do Colégio Tiradentes, a professora Helena Soares reforçou que a escola sempre incentiva os alunos à prática da escrita, visando também à participação no concurso da Marinha. “Nós, pedagogicamente, sempre buscamos trabalhar para que os alunos aprimorem os próprios conhecimentos por meio da participação em diversas atividades, a exemplo da Operação Cisne Branco. Falar sobre o nosso país é motivo de orgulho, e vê-los sendo premiados por isso nos deixa muito felizes”, comentou a professora.

 

 

O concurso

 

Nesta edição, os alunos do Ensino Fundamental tiveram como tema “A participação da Marinha na Independência do Brasil”, enquanto que, para os do Ensino Médio, o tema foi “O poder naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar”. Na ocasião, os estudantes premiados foram recebidos pelo capitão dos Portos de Alagoas, Luciano Teixeira, que parabenizou o interesse dos alunos em falar sobre o país, ainda mais em uma data tão significativa para a Marinha brasileira, já que, em 13 de dezembro, comemora-se o Dia do Marinheiro.

 

“Nós temos um grande potencial no nosso país, que é a nossa ‘Amazônia azul’. Existe, inclusive, um projeto de lei que está em votação e trata da Lei de Cultura Oceânica, que busca propagar nas escolas a importância do oceano, de todas as riquezas que ele nos proporciona. Então, essa proximidade nos deixa muito gratos”, avaliou o oficial militar.

A premiação

 

 

As seleções e premiações acontecem em níveis distintos. Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria (fundamental e médio), por escola, recebem diplomas e medalhas. Os selecionados, por cidade, recebem prêmios e participam das etapas distrital e nacional do concurso.

 

Os primeiros colocados, em nível distrital, também recebem prêmios diversos, enquanto os selecionados para a disputa nacional são contemplados com um notebook e uma visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhados dos responsáveis. 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação
KTO
KTO