OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,104 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
29/01/2024 14:15
Entretenimento

Spotify retira músicas de Djavan e John Lennon e Internet protesta

Álbuns inteiros de Djavan, John Lennon e Roberto Carlos saíram do Spotify
Álbuns como Luz (1982) e Lilás (1984) nem aparecem na discografia do cantor no Spotify / Foto: Reprodução/Yuri Neri
Redação com TechTudo

Canções de grandes nomes da MPB, como Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia e Roberto Carlos, foram retiradas do catálogo do Spotify no último final de semana. Além dos artistas nacionais, dezenas de faixas da carreira solo de John Lennon também não estão mais presentes no aplicativo de música. A mudança ocorreu sem divulgação prévia e gerou reclamações entre os usuários do serviço, que se questionam sobre o futuro do streaming. Alguns ouvintes mais conservadores, inclusive, clamam pela volta da mídia física no universo musical.

Os motivos para a retirada das músicas ainda são incertos e, a princípio, as razões são únicas para cada artista. O TechTudo entrou em contato com o Spotify e, assim que houver respostas, atualizará esta matéria. A seguir, entenda o caso e saiba quais faixas foram retiradas do streaming de música.

 

 

Como não houve um comunicado oficial, não é possível precisar quando as músicas foram retiradas do catálogo do Spotify. As primeiras reclamações, contudo, apareceram ontem (28) nas redes sociais. Um post no Twitter (X) contestando a exclusão do álbum Luz — um dos mais populares de Djavan e que contou com participação de Stevie Wonder — ganhou 16 mil likes e mais de 800 mil visualizações.

 

Nas respostas à publicação, uma fã comentou que o disco Lilás também não está mais no streaming. Em seguida, há vários tuítes em protesto à retirada das músicas, alguns em tom mais descontraído e outros exigindo explicações formais.

Assim como aconteceu com Djavan, diversos discos dos anos 1980 e 1990 de Roberto Carlos saíram do Spotify — curiosamente, os álbuns dos anos 1970 foram mantidos na plataforma. Consequentemente, regravações de Gal Costa e Bethânia dos artistas citados também não estão mais no streaming. A segunda, inclusive, tem um álbum apenas de músicas de Roberto Carlos, chamado As Canções Que Você Fez Pra Mim. Das 11 faixas, apenas 4 podem ser reproduzidas.

 

John Lennon é outro artista que teve canções retiradas do Spotify. Os dois primeiros álbuns da carreira solo do cantor britânico foram inteiramente descartados da plataforma. O streaming foi procurado pelo TechTudo, mas, até o momento, houve respostas.

Artistas que tiveram músicas retiradas do Spotify

Djavan;
John Lennon;
Gal Costa;
Maria Bethânia;
Roberto Carlos;
Ana Carolina;
Preta Gil;
e mais.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Entretenimento
KTO
KTO