OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,861 Arapiraca, 26ºC Estrelado

Editorias

22/03/2019 19:47
Meio Ambiente
Lama de Brumadinho chega ao São Francisco, diz SOS Mata Atlântica
Relatório foi divulgado nesta sexta-feira (22)
/ Foto: Reprodução

 A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta sexta-feira (22) um relatório informando que a lama decorrente do rompimento de uma barragem de Vale em Brumadinho (MG), no mês de janeiro, chegou à Bacia do Rio São Francisco.

Entre os dias 8 e 14 de março, a equipe da SOS Mata Atlântica realizou novas coletas de água no rio Paraopeba até o Alto São Francisco, sendo que 9 dessas coletas aconteceram dentro do Reservatório de 3 Marias. Ao todo, 210 pessoas morreram por causa da tragédia, a maior catástrofe ambiental da história do Brasil.

De acordo com a entidade, as concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre também estavam acima dos limites máximos permitidos pela legislação.

"Os dados comprovam que o Reservatório de Retiro Baixo está segurando o maior volume dos rejeitos de minério que vem sendo carreados pelo Paraopeba. Apesar das medidas tomadas no sentido de evitar que os rejeitos atinjam o rio São Francisco, os contaminantes mais finos estão ultrapassando o reservatório e descendo o rio e já são percebidos nas análises em padrões elevados", divulgou a SOS Mata Atlântica.

 

Fonte: Brasil 247


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Meio Ambiente