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09/02/2018 23:45
Saúde
Nutricionista dá dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde
De acordo com a nutricionista Livia Floriano Leite, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Arapiraca, é normal uma mudança de rotina alimentar durante o período do carnaval.
/ Foto: Reprodução
Assessoria

 A maior festa popular do mundo está prestes a começar. E para aproveitar bem os dias de folia é preciso dar atenção a alguns detalhes que ajudam a manter a energia e o corpo saudável. Para isso, é importante seguir alguns cuidados com a alimentação.

De acordo com a nutricionista Livia Floriano Leite, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Arapiraca, é normal uma mudança de rotina alimentar durante o período do carnaval, principalmente para quem viaja. Mas é essencial ter alguns cuidados com o corpo, através de uma alimentação equilibrada e sem esquecer a hidratação.

Os cuidados com a saúde devem ser uma prioridade de todo dia. Mas, durante o carnaval é ainda mais importante. Os arapiraquenses costumam viajar para a praia ou para estados com festa carnavalesca, quando geralmente não se alimenta nos horários corretos, passa muito tempo na exposto ao sol e, às vezes, exagera no consumo de bebida alcóolica.

Por isso, a nutricionista separou dicas importantes de alimentação saudável para cuidar do corpo, sem perder os dias de folia. Ela afirma que determinados alimentos são responsáveis por fornecer energia ao organismo. Confira!

Não pular nenhuma refeição;
Realizar as três principais refeições e lanches leves nos intervalos;
Preferir o consumo de carboidratos (pão integral, aveia, arroz, macarrão, batata) que são responsáveis pela energia do nosso corpo;
Consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, frango, peixe, ovo);
Caprichar nas saladas, quanto mais colorida melhor;
Os lanches devem ser nutritivos e práticos, como as frutas frescas ou secas e barrinhas de cereais sem adição de açúcar;
Evitar os lanches naturais que contenham maionese ou molhos;
Para manter o corpo hidratado é necessário o consumo de sucos de frutas, água de coco ou água;
Consumir bebidas alcoólicas com moderação, sempre intercalando com sucos ou água;
Evitar frituras e alimentos gordurosos, pois deixam o estômago pesado, dando a sensação de estufamento e dificultando a digestão;
Tomar cuidado com a higiene dos alimentos e dos locais onde são preparadas as refeições.


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