OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,586 Arapiraca, AL 17ºC Tempo limpo
Notícias
08/09/2023 17:25
Agenda Cultural

Arapiraca vai sediar terceira edição do Congresso Alagoano de Artesãos

Evento é uma uma realização da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas
Congresso Alagoano de Artesãos / Foto: Reprodução
Redação com Agência Alagoas

A Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai realizar o III Congresso Alagoano de Artesãos. O evento visa debater a atual conjuntura da profissão dos artesãos e está marcado para o dia 15 de setembro, no Auditório do Sest Senat, AL-115, no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca.

A programação conta com palestras sobre os interesses e direitos dos artesãos, apresentações culturais e debates, e está dividida das 8h às 17h. Também será produzida uma documentação em prol da classe que os delegados apresentarão no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros.

O Presidente da Falarte, Sérgio Santos, exclamou que o congresso espera acolher de 150 a 250 artesãos e artesãs de diversas cidades alagoanas, além de 50 convidados e autoridades de diversas autarquias municipais, estaduais e federais, com a missão de ressignificar o entendimento sobre o Terceiro Setor e sua força dentro da cadeia socioeconômica para o estado.

“Queremos mesmo é fundamentar a voz e vez destes artesãos, sejam griôs ou com formação acadêmica. Em nosso mundo somos todos alquimistas, homens e mulheres que transformam matérias brutas em lindas peças artesanais”, concluiu o presidente da Federação. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, exaltou a força de vontade da Falarte em manter esse evento vivo. “A gente sabe que desde o período complexo que passamos no qual os segmentos artísticos foram desvalorizados tem se perdido muitos dos nossos fomentadores culturais. Com o passar do tempo, o Governo de Alagoas, por meio da Secult, vem apoiando projetos e debates, como este, para acharmos meios de impulsionar quem mantém nosso histórico cultural e artístico vivo”.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/C2RYTep4g9A1kUKU9 . No dia, ao chegarem no local, os participantes têm que apresentar Carteira Nacional de Artesão ou RG. Abaixo segue a programação completa: 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural
KTO
KTO