OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,586 Arapiraca, AL 17ºC Tempo limpo
Notícias
30/08/2023 10:45
Agenda Cultural

Santana do Ipanema vai sediar a 1ª Jornada das Juventudes da Cultura Alagoana

Um dos legados desta Jornada será a sanção da Lei do Patrimônio Vivo pela prefeita Christiane Bulhões que reconhecerá fazeres, saberes e celebrações da cultura popular evidenciando e valorizando os artistas da terra
/ Foto: Assessoria
Redação com Assessoria

A Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema realizam no período de 08 a 10 de Setembro de 2023 a 1ª Jornada das Juventudes da Cultura Alagoana, o evento pautado pelo tema: "Juventude que tem voz, vez e lugar!" Reunirá representantes de 30 municípios para debater os efeitos causados pela ausência de juventudes nas manifestações culturais do Estado.

Um dos legados desta Jornada será a sanção da Lei do Patrimônio Vivo pela prefeita Christiane Bulhões que reconhecerá fazeres, saberes e celebrações da cultura popular evidenciando e valorizando os artistas da terra. O Registro do Patrimônio através da articulação da FOCUARTE já está presente em 8 municípios do Estado reconhecendo uma série de fazedores de cultura que viviam no anonimato.

"Esse encontro vem fortalecer aquilo que a FOCUARTE já realiza no Estado, após ouvir muito os nossos mestres chegou a vez de escutar as juventudes presentes em nossas manifestações culturais. Com isso, chegaremos a um diagnóstico mais preciso sobre a realidade da cultura popular e após o término deste encontro o legado que deixaremos com a Lei do Patrimônio Vivo", disse João Lemos, presidente da FOCUARTE.

A ação deve reunir cerca de 200 jovens que durante o feriadão da independência participarão de atividades com luau, oficinas, visita as comunidades da zona rural do município onde terão a oportunidade de trocar experiências culturais e de uma importante roda de conversa que contará com a presença do mestre de Reisado José Roberto Santana (Sergipe), do artista plástico Eduardo Barbosa (Pernambuco) e do alagoanos Bruno Duarte, pedagogo, e Rafael Oliveira contramestre de Guerreiro.

A Jornada das Juventudes da Cultura Alagoana conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Galeria Mulher Rendeira, Museu Théo Brandão, Academia Santanense de Letras e de uma equipe formada por 50 voluntários. O evento é gratuito e dá direito a alimentação com hospedagem na Escola Municipal.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural
KTO
KTO