OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
28/08/2023 14:17
Ciência

Índia se prepara para lançar satélite que vai estudar o Sol

Lançamento deve ocorrer no próximo sábado
Sol / Foto: Divulgação
Redação com Agência Brasil

Depois de enviar uma sonda à Lua na semana passada, a Índia se prepara para lançar no sábado ((2) o seu primeiro satélite para estudar o Sol, anunciou nesta segunda-feira (28) a Organização Indiana de Investigação Espacial na rede social X (ex-Twitter).

O satélite Aditya-L1 será posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra para registrar a atividade solar, em particular a dinâmica dos ventos solares (emissão contínua de partículas subatómicas provenientes da coroa solar) e os seus efeitos na meteorologia espacial.

Aditya, que significa Sol em hindi, tem sete módulos para observar duas das camadas externas do Sol - fotosfera e cromosfera - e detectores de campos eletromagnéticos e de partículas.

A Europa e os Estados Unidos já têm sondas, a Solar Orbiter e a Parker Solar, para observar o Sol, mas é a primeira vez que a Índia se lança no estudo da estrela, depois de na quarta-feira passada ter se tornado o primeiro país a pousar um aparelho espacial no polo sul da Lua, região inexplorada e onde pode haver grande quantidade de água gelada.

É nessa região que os Estados Unidos querem colocar, em dezembro de 2025, a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, como parte do novo programa lunar Artemis.

Apenas os Estados Unidos tiveram astronautas na superfície da Lua, entre 1969 e 1972, todos homens, no âmbito do programa Apollo. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência