OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,196 Arapiraca, 30ºC Parcialmente nublado

Notícias

08/11/2019 09:18
Educação
Estudantes devem respirar e aliviar a tensão antes de encarar maratona do Enem
Estudantes sofrem com ansiedade e cobrança para ingressar em uma universidade. Confira dicas para lidar com as emoções
Estudantes ficam ansiosos às vésperas do Enem / Foto: Pixabay

 Além da tensão natural antes da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para este domingo (10), os estudantes que estão concluindo o ensino médio sofrem com a cobrança para ingressar em uma faculdade, além da ansiedade de deixar o colégio e não saber quais os próximos passos no futuro.

Para a coordenadora pedagógica do colégio Pio XII, Viviane Paiva Direito, os alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio sofrem com a despedida da escola. "Eles não sabem o que vão enfrentar daqui pra frente, nem onde estarão no ano que vem", diz ela. E isso aumenta a ansiedade.

A cobrança é grande nessa fase. "Muitos precisam lidar com a cobrança da família e com o medo de ser o único que não conseguiu ingressar em uma universidade", explica.

Para Viviane, o Enem é a primeira prova de fogo, como se fosse a largada de uma maratona. "É um choque de realidade, muitos não conseguem atingir as próprias expectativas e nesta segunda prova a tensão é ainda maior por se tratar de matemática e ciências da natureza."

Como ter controle emocional diante desse cenário?

tress O primeiro ponto é respirar, tentar relaxar. Vale a dica de sempre: aulas de relaxamento e atividades físicas. "No colégio temos o Respira Terceirão para que os estudantes tenham momento de serenar", avalia.

Aulas de música divertem e relaxam. Quem canta seus males espanta, já diz o ditado, assim funciona com os alunos às vésperas do Enem.

Fonte: R7


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação