OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
11/08/2021 22:02
Agenda Cultural

Filme co-dirigido por arapiraquense entra em cartaz no Cinesystem nesta quinta

Primeiro longa-metragem alagoano feito com edital público
/ Foto: Divulgação
Assessoria

 Marco histórico para o cinema arapiraquense, o filme Cavalo, que é a primeiro longa-metragem alagoano feito com edital público, entrará em cartaz nesta quinta-feira (12), no CineSystem do Arapiraca Garden Shopping.

Com direção do realizador arapiraquense Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”), em parceria com Werner Salles Bagetti (“Exu – Além do Bem e do Mal”), CAVALO é um filme híbrido, que circula entre a ficção.

O documentário é a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo. O longa está sendo lançado nacionalmente pela Descoloniza Filmes e pela La Ursa Cinematográfica nas salas de cinema e nas principais plataformas digitais. Em Arapiraca, cidade natal do diretor, os ingressos já estão disponíveis para compra.

“Cresci em Arapiraca e desenvolvi minha paixão pelo cinema numa época em que a cidade ainda não tinha nenhuma sala de exibição. Voltar agora para apresentar meu primeiro longa-metragem numa sala comercial é uma enorme realização pessoal”, diz Rafhael.

Segundo ele, Arapiraca também é uma praça muito importante para estratégia de lançamento do filme, que tem como objetivo promover sessões inclusivas, convidando comunidades de matriz africana, quilombos e coletivos de cultura negra da região agreste e de todo o interior do estado.

“O agreste é fundamental para que o lançamento tenha abrangência estadual, atingindo o máximo de público possível. Contaremos com o apoio da secretaria de Cultura de Arapiraca para levar estes grupos ao cinema. Vai ser um momento muito especial”, explica o diretor.

O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, ressalta a importância da valorização da classe no município. “Estamos muito empolgados com esse lançamento inédito. A prefeitura, assim como a secretaria está à disposição para quaisquer inventivo. Vamos levar essa filme para o máximo de pessoas possíveis”, frisou ele.

SOBRE O FILME

Cavalo é também o termo usado nas religiões afro-diaspóricas, como a Umbanda e o Candomblé, para denominar os praticantes que são capazes de receber entidades em seus corpos. A incorporação no cavalo não é apenas mental ou espiritual – ela passa por todo o corpo. Da mesma forma, CAVALO não é um filme que tenta desvendar ou explicar a religiosidade, mas toma carona na experiência singular do corpo para acessar a memória, a ancestralidade e a construção de identidade de seus personagens.

Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato, da prefeitura de Maceió, e contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA para sua realização, CAVALO é o primeiro longa-metragem fomentado por um edital público realizado em Alagoas, o que representa um marco para a política cultural do estado.

FICHA TÉCNICA |CAVALO

Dir. Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti |Documentário | 85 min.|Brasil
Roteiro e direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Preparação de elenco: Glauber Xavier e Flávio Rabelo
Direção de produção: Adriana Manolio
Produção executiva: Valeska Leão
Assistência de produção: Renah Roxo Berindell
Som direto: Simone Dourado
Direção de arte: Nina Magalhães e Weber Salles Bagetti
Montagem: Werner Salles Bagetti e João Paulo Procópio

Direção de fotografia: Roberto Iuri
Assistência de câmera: Chapola Silva
Edição e mixagem de som: Lucas Coelho
Finalização: Gabriel Çarungaua
Assistência de direção: Guilherme César
Iluminador: Moab de Oliveira Santos
Trilha sonora original: Luciano Txu
Elenco: Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Robert Maxwell e Sara de Oliveira

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural