OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,095 Arapiraca, AL 27ºC Tempo limpo
Notícias
11/02/2023 14:30
Cidades

Igreja guarda memória da passagem da comitiva de Dom Pedro II em Arapiraca

Templo religioso foi construído ao lado da "Estrada Real"
Igreja de São Sebastião é um marco histórico em Arapiraca / Foto: Rodrigo Lopes (cortesia)
Davi Salsa - Tribuna de Alagoas

Dom Pedro II foi o segundo e último imperador do Brasil. Quando o imperador tinha 34 anos, os livros de História contam que, no período de 1855 a 1859, ou seja há mais de 164 anos, o imperador e sua comitiva realizaram extensa viagem ao Nordeste.

O monarca saiu do Rio de Janeiro e de navio seguiu para a Província da Bahia, de onde seguiu para os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Penedo foi uma das cidades em que Dom Pedro II teve uma predileção especial, com visitas a igrejas, o Paço imperial, Santa Casa de Misericórdia, além de fábricas e prédios públicos para depois seguir viagem até a cachoeira de Paulo Afonso.

Mas pouca gente sabe que Arapiraca, naquela época ainda distrito subordinado, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro, fez parte da rota da comitiva de Dom Pedro II.

A marca da presença do Imperador do Brasil pelo Agreste alagoano ainda está erguida no Sítio Piauí, localizado a 12 km da área urbana de Arapiraca: a Igreja de São Sebastião e a “Estrada Real”.

A via de chão batido preserva até os dias atuais o seu aspecto original da época da passagem da comitiva do Imperador pelo então distrito de Arapiraca, conforme relata o morador Rodrigo Lopes da Costa, que é diretor de Políticas Públicas da Associação de Moradores do Sítio Piauí.

Ele conta que, entre os anos de 1855 e 1859, quando Dom Pedro II visitava Penedo e outras cidades do interior de Alagoas, foi construída uma igreja de taipa para marcar a passagem da Comitiva Real pelo distrito de Arapiraca.

“Com o passar dos anos, a igreja de taipa caiu e anos mais tarde foi construído esse novo prédio religioso para manter viva a história do nosso município”, acrescenta.

Rodrigo Lopes nasceu no povoado e participa das atividades comunitárias em defesa da tradição cultural e religiosa do Sítio Piauí, e da melhoria da qualidade de vida dos moradores de um dos mais antigos povoados do município.

O lugar também faz parte de relevante ponto geográfico de Arapiraca, com a nascente do Rio Piauí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O manancial abastece a Vila Bananeiras, Sítio Piauí, contribuindo com a agricultura de subsistência em toda a região. Além de Arapiraca, o rio passa pelos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, Limoeiro de Anadia, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, entre outras cidades do interior de Alagoas.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades